Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

As acoes Tecnico-Taticas

Posted by Valter Correia on October 8, 2011 at 10:50 AM

 

Olá caros leitores

______________________________________________________________________

Ainda à pouco tempo atrás escrevi uma breve entrada sobre este tema. Volto a falar no mesmo assunto, mas desta vez de forma mais aprofundada. Este artigo é o primeiro de uma série de artigos, que estão mais tarde disponíveis para download

______________________________________________________________________

        As ações técnico-táticas, são meios usados pelos jogadores para resolver as situações de jogo que vão aparecendo. Essas ações podem ser definidas num conjunto complexo de operações estruturadas em três fases interativas.




        Antes de realizar qualquer ação, ou manifestar qualquer comportamento, o jogador vai analisar a situação que surgiu. A primeira fase é caracterizada pela perceção e análise da situação de jogo ocorrente. Nesta fase, os jogadores recolhem a informação, analisam e tratam a informação relativa a cada situação de jogo ( a movimentação a bola, dos adversários e dos companheiros, da posição das balizas, do espaço de jogo, etc.) através dos órgãos dos sentidos, sobretudo através da visão.


        Agora que a informação está recolhida e analisada, o atleta vai tomar uma decisão e optar pela melhor solução para resolver a situação. É nesta fase quando a experiência vale muito. Não só toma uma decisão mais rapidamente, como tem um leque mais pequeno de possíveis soluções para escolher. Por outras palavras, os jogadores mais experientes escolhem que solução devem tomar com mais facilidade, bem como essa escolha é bastante mais rápida.


        Na última fase, o jogador vai realizar a solução que escolheu. É a fase da solução motora. Os jogadores têm como suporte os mecanismos efetores, principalmente o sistema nervoso e muscular, e realizam ações técnico-táticas para resolverem ou tentarem resolver a situação de jogo em curso.


       Existe, portanto, uma forte relação entre a perceção e solução mental das situações de jogo e as respetivas soluções motoras. Assim, podemos afirmar que, as ações técnico-táticas que os jogadores efetuam são meios para atingir outros fins, que são as intenções táticas. A boa técnica está condicionada por cada situação de jogo e os fatores envolventes dessa situação (bola, baliza, colegas, adversários, etc.). São esses condicionalismos que vão ditar os procedimentos que os atletas devem realizar para resolver, com eficácia, cada situação de jogo.


        Por fim, as ações técnico-táticas utilizadas pelos jogadores para resolver as múltiplas situações de jogo podem ser agrupadas em quatro categorias:


  • Ações individuais ofensivas: simulação, receção, proteção, condução, passe, drible, remate e cabeceamento;
  • Ações individuais defensivas: interceção e desarme;
  • Ações coletivas ofensivas: desmarcações, compensações/permutações e combinações táticas
  • Ações coletivas defensivas: marcações, compensações e dobras.


Meus amigos, um grande abraço,

Valter Correia


Categories: Acoes tecnico-taticas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments