Teoria do Futebol

Tudo sobre Futebol, os metodos, os conceitos, os princípios, 
os processos e toda a organização tatica do futebol!

Artigos

O Defesa Lateral

Posted by Valter Correia on September 18, 2011 at 1:10 PM

         Olá caros leitores do Teoria do Futebol,


        Vou escrever um pouco sobre os defesas laterais


        Por vezes confundidos com alas, os defesas laterais tem vindo a ganhar com o tempo, um papel mais preponderante nos métodos e momentos ofensivos de várias equipas. Vários treinadores servem-se destes jogadores como auxílio no jogo pelos flancos, em que o defesa lateral apoia o médio-ala, o extremo ou o médio interior, de forma a garantir igualdade ou superioridade numérica nos flancos, seja em duplas ou triangulações


        Não raramente, os defesas laterais trocam momentaneamente os papeis com os médios-ala e com os extremos, onde cruzam da linha de fundo. Outras vezes. são estes os responsáveis por cruzar do meio-campo.


        Durante o processo ofensivo, um defesa lateral, quando a posse de bola é recuperada, deve deslocar-se até junto da linha lateral, proporcionando uma linha de passe e maior largura de jogo. Sempre que possível, devem integrar-se nas zonas de construção do processo ofensivo da equipa, utilizando os corredores laterais. Da mesma forma, proporcionam ações de cobertura e apoio aos portadores da bola e são responsáveis pelos lançamentos laterais.


        E durante o processo defensivo, a sua principal função é marcar os adversários que apareçam na sua zona de ação, seja com bola ou sem bola. Se a bola estiver no corredor lateral oposto, devem deslocar-se para o centro do terreno, oferecendo cobertura aos defesas centrais. Na marcação dos pontapés de canto, devem posicionar-se junto ao poste da baliza do lado do corredor que ocupa e nas saídas do guarda-redes deve deslocar-se para a linha da baliza, para protegê-la.


        Um grande abraço,

        Valter Correia

 

Categories: None

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

1 Comment

Reply Mattos
7:29 PM on September 18, 2011 
Boas...

Caro Valter..

Recebi a tua resposta em relação ao meu post anterior com grande satisfação, já que me permitiu fazer algo há muito planeado, que passava por retirar da minha lista de blogues, os blogues muito desactualizados.
Em relação ao banner de teoriado futebol, as minhas sinceras desculpas , pois não tinha entrado no link..PARCEIROS, sendo que a situação já foi normalizada com a respectiva colagem do código.

Em relação ao post, é curioso como os tempos mudam e evoluem a uma velocidade tremenda, pois há uns anos atrás o defesa lateral era uma posição com pouca flexiblidade, sem grandes "aventuras" , mas na actualidade já fazem vários "papeis" durante o jogo, seja junto ao flanco na sua plenitude, sendo na zona central da sua defesa.

Abraço

Mattos...paixaodabola.blogspot.com